Educação Financeira para Mulheres
Conhecimento e informação para a educação de meninas e mulheres.
1º Passo Para O Successo
IDEIAS QUE TRANSFORMAM
Não há nada mais poderoso do que uma ideia, e se você ainda não entendeu esse conceito magnífico olhe ao seu redor agora mesmo e perceba que tudo o que vcê possui ou deseja, um dia foi apenas uma ideia que aos poucos tomou força e corpo e de repente passou a existir.
Pensando nisso, nós do Flores de Aço Mulheres Empreendedoras investimos muito na capacitação criativa de nossas associadas para que suas mentes se desenvolvam ao ponto de se tornarem verdadeiras usinas de ideias e soluções criativas e criadoras para a construção de um mundo melhor para todas nós!
Sim, isso é possível através de técnicas e exercícios que compartilhamos e difundimos em nossos eventos presenciais e online. A criatividade a a imaginação são pilares muito importantes em termos de empreendedorismo e são exatamente essas duas características que transformam o mundo!
Viva as ideias e vamos juntas utilizar cada vez mais essa capacidade inata do nosso cérebro para construirimos a realidade e o mundo que desejamos para nós e nossa descendência!E como tudo o que existe veio de uma ideia, e ideias valem dinheiro, que tal começar a treinar sua mente para transformar ideias em negócios? Um excelente começo para auxiliar e exercitar o seu cérebro a buscar alternativas é um exercício que, apesar de simples, é poderoso para criar novos caminhos neurais e turbinar os resultados na criação de ideias, e consequentemente criar um negócio rentável e que te realize!
Para esse exercício você vai precisar de um bloco de notas (virtual ou físico) e um bloco de post its. Você deve adotar uma postura aberta e receptiva aos sinais externos. Na prática você passará aa notar toda e qualquer ideia que tiver ao longo do dia, sem nenhum tipo de filtro, crítica, dificuldade de execução, orçamento ou qualquer outra barreira que possa criar para impedir o fluxo de criação. É uma técnica de brainstorming adaptada para um indivíduo, em outro post a detalharemos melhor. Por agora inicie anotando tudo.
Ao final de cada dia, releia cada uma dessas ideias e selecione as que lhe parecerem viáveis, umas duas ou três ideias devem ser o resultado de um dia. Ao final de uma semana, reúna todas as ideias em post-its e cole-os em um quadro ou na parede, ou mesmo na porta de dentro do seu armário.
Observe-as por alguns minutos e deixe seu pensamento vagar nas possibilidades de cada uma, uma a uma. Passe novamente pelo filtro da viabilidade e as reduza a novamente a três, no máximo. Mas atenção, não descarte os post-its não selecionados, deixe-os no local de visualização. Agora vamos passar essas três ideias escolhidas por um processo utilizado na criação de projetos de modelos de negócios, conhecido como "Business Model Canvas" que vai definir se a ideia selecionada é realmente realizável.
O Business Model Canvas
O Business Model Canvas (ou em uma tradução livre, tela do modelo de negócios) é uma ferramenta muito útil para definir o Modelo de Negócios de uma empresa ou de qualquer projeto em que você for trabalhar. Um modelo de negócios é o modo como nossa empresa vai criar valor, entregá-lo a nossos clientes e gerar renda no processo. O diferencial da Tela é que mostra em 9 blocos, de forma integrada e visual, todos os aspectos a ter em conta numa empresa, além de servir como ponto de referência e linguagem comum na hora de trabalhar nas nossas hipóteses. Aqui embaixo você pode dar uma olhada nele.
Os 9 blocos são acompanhados por uma série de perguntas que ajudam a definir o conteúdo. São elas:
1. Segmentos de mercado: - Para quem estamos criando valor? Quem são os nossos clientes mais importantes?
2. Proposta de valor: - Que valor proporcionamos aos nossos clientes? Que problemas dos nossos clientes ajudamos a solucionar? Que necessidades dos nossos clientes satisfazemos? Que pacote de produtos ou serviços oferecemos a cada segmento de mercado?
3. Canais de comercialização: - Através de quais canais nosso segmento de clientes quer ser alcançado? Como estão no momento? Como nossos canais estão integrados? Quais funcionam melhor? Quais são mais eficientes em custo? Como estamos integrando-os com os hábitos de nossos clientes?
4. Relação om os clientes: - Que tipo de relação esperam os diferentes segmentos de mercado? Que tipo de relação temos estabelecido? Qual é o custo delas? Como elas se integram em nosso modelo de negócio?
5. Fontes de renda: - Por que valor estão dispostos a pagar nossos clientes (por segmentos)? Por que pagam atualmente? Como eles pagam atualmente? Como eles gostariam de pagar? Quanto reportam as diferentes fontes de renda ao total da renda?
6. Recursos chave: Que recursos chave requerem nossas propostas de valor, canais de distribuição, relações com clientes e fontes de renda?
7. Atividades chave: Que atividades chave requerem nossas propostas de valor, canais de distribuição, relações com clientes e fontes de renda?
8. Parcerias chave: Quem são nossos parceiros chave? Quem são nossos fornecedores chave? Que recursos chave adquirimos dos nossos parceiros? Que atividades chave realizam nossos parceiros?
9. Estrutura de custos: Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso negócio? Quais são os recursos chave mais caros? Quais são as atividades chave mais caras?
Clique no botão abaixo para baixar uma tela do modelo de negócios e comece já dar voda às suas ideias!
Planejar para executar é sempre melhor do que sair por aí tentando e quebrando a cara, não é mesmo?